O texto utilizado para o trabalho de revisão partiu da seguinte questão:
Nosso jeito de falar sempre corresponde ao modo como as palavras são escritas?
Não, por que quando escrevemos, estamos usado um jeito de linguagem, quando falamos com os amigos usamos giras, e quando com outras usamos outro de linguagem as vezes falamos tão rápido que acabamos esquecedo algumas letras.
O texto foi analisado pelos alunos que apontaram erros de ortografia e deram sugestões para a reescritura.
Reestruturação do texto:
O perfil da aluna segundo o texto:
- Idade: adolescente
- Série : 8ª
- Grau de letramento: O texto apresenta alguns problemas de ortografia, paragrafação, pontuação, supressão de palavras e letras que comprometem a clareza.
Marcas textuais:
- A escrita apresenta dificuldade de expressão pela falta de clareza.
- Há supressão de letras e palavras pela falta de atenção ao escrever.
Currículo:
- Paragrafação
- Pontuação
- Coesão textual
- Ortografia: uso dos porquês
Atividades:
- Conceituação de parágrafos.
- Leitura, interpretação e produção de textos enfatizando-se a importância da coesão textual.
- Atividades envolvendo o uso dos porquês.